terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Mahoe na reta final


Hoje darei início a uma série de atualizações a respeito da Jornada Centenária, com a devida autorização do Sérgio Mahoe.
Ficarei muito feliz ao ver você acompanhando essa jornada! E, com certeza, o Mahoe também!!!
Tenho me encontrado com o aventureiro Sérgio Mahoe que em breve, 27 de abril, vai partir de moto aquática para realizar a sua Jornada Centenária. E toda vez que nos vemos ou nos falamos ao telefone me divirto com ele.
Por que resolvi reservar um espaço para esse "maluco" no meu e nesse blog? Por vários motivos. Confira, por favor:
-É um amigo que admiro. Gostar de alguém não tem explicação. A gente gosta do jeito que a pessoa é.
-Conheço uma parte da trajetória desse garoto, desde quando dirigia caminhão carregado de produtos brasileiros por esse Japão afora e ainda era um super vendedor. O cara é carismático!
-Ele tem um positivismo, uma garra, uma vontade, uma determinação!!!!! É admirável!
-Ele é curioso, investigador, não se satisfaz com algo pela metade ou mais ou menos... é assim.
-Na minha opinião é um cara de sucesso, é um vencedor. Ele está sempre se superando. Desde quando começou a estudar japonês, depois de querer crescer profissionalmente, depois de ter realizado a volta ao mundo de moto e agora por empreender na sua jornada. As palavras superação e super ação fazem parte do seu estilo de vida.
Aí já ouvi uns caras comentando: "esse cara é metido, tá querendo se aparecer". "Peraí, você o conhece?", pergunto sempre. As respostas são sempre as mesmas - "não". Então, como se pode rotulá-lo? Só posso dizer que senti é uma super dor de cotovelo por parte desses que gostariam de ter não só o mesmo espírito aventureiro mas também um espírito realizador. Taí, bem que o Mahoe me advertiu quando comentei que talvez o público que o apóia é masculino. Ele me disse que estava enganada. Que dentre os seus torcedores a maioria é do sexo feminino. Acredito!
Então, o negócio é não dar ouvidos a esses invejosos e apoiar, torcer, mandar vibrações energéticas de coração para o Mahoe fazer a sua grande viagem com segurança. Para que ele chegue no começo de dezembro lá em Santos, conforme está planejado!
Fica aqui, então, a minha homenagem a esse cara de sucesso! Ele é o cara que desenha a sua vida, planeja o seu futuro e se põe em ação para que tudo aconteça. E a vida é assim!!!

18 comentários:

Sergio Mahoe disse...

Oi Anna... novamente valeu ai o blog. Vamos marcar um dia para ir até a oficina onde está sendo feita as adaptações no jet da viagem blz? manteremos contatos!

Sergio Mahoe disse...

Olá pessoal! Já que o assunto é “bastidores”, vou tomar a liberdade de revelar alguns e-mail que recebo no dia-a-dia. São amigos(as) colaboradores que fornecem informações importantíssimas.

Tenho todos as mensagens recebidas guardadas com muito carinho no arquivo do meu pc mas porque não, deixar este arquivo em OPEN para todos vocês aquí neste blog da minha amiga??? A partir de hoje estarei postando as mensagens que recebo de nossos amigos aqui ok?

Veja este de um colaborador residente no Japão. Eu nem enviei um comunicado para ele que estaria divulgando aqui as mensagens que ele me enviou mas acho que não tem problemas não!!! Se ele descobrir, “ACHO” ele vai me entender... rs O nome dele é Marcelo Takigawa de Aichi-Ken, Japão.

From: takigawa@hotmail.com
To: snmahoe@hotmail.com
Subject: Vai Em frente, mas cuidado com correntes marinhas
Date: Fri, 8 Jun 2007 02:20:18 +0900
Caro Mahoe, Inclui um anexo em PDF, que sublinhei sobre correntes, mares e direcao dos ventos que ocorrem no Mar de Bering e entre as Ilhas Aleutians. Nao sou Oceanografo, mas vale a pena, se ja nao o fez, consultar o Instituto Oceanografico sobre correntes e ventos no trajeto da sua volta ao Brasil. Alem das Ilhas Aleutians, no Golfo do Mexico, ha tambem , se nao me engano, de uma corrente provocada pela forca de Coriolis resultante do movimento de rotacao do planeta, que pode desvia -lo um pouco da rota e provocar um aumento inesperado de combustivel. Vale a pena dar uma checada com um especialista em Oceanografia, para voce poder ter SUCESSO TOTAL NA SUA VIAGEM PARA O BRASIL....!!!!!!!!!!!!!!!. Sem surpresas desagradaveis.... Abracos , Marcelo Takigawa
ps . Take care ! E BOA VIAGEM !

Arquivo recebido: http://www.jornadacentenaria.com/message/IMG_NEW.pdf

Sergio Mahoe disse...

Vai aí mais uma mensagem recebida


From: takigawa@hotmail.com
To: snmahoe@hotmail.com
Subject: Combustivel, Cuidado e Sucesso na proxima viagem !
Date: Fri, 8 Jun 2007 13:33:03 +0900

Caro Sergio,
Apesar de voce estar fazendo todos os preparativos necessarios para a proxima viagem,e toda a logistica da viagem, me preocupo um pouco porque voce vai estar viajando sobre um corpo de massa liquida sujeito a mudanca de direcao de corrente.

Voce trabalha como importador, deve saber que os navios que trazem os produtos que voce vende, devem fazer correcao de trajetoria quando encontram essas correntes de modo que possam ate economizar combustivel se possivel. Mas muitas vezes o que ocorre eo oposto. Ou seja gastam mais, encarecendo a viagem.

Lembre-se Cabral descobriu o Brasil, porque ficou a deriva de uma corrente que puxou as embarcacoes a costa da Bahia.
Bem, acredito que voce tenha conseguido abrir o anexo que mandei no meu ultimo email. Se nao, tenho guardado ainda as copias em papel do que foi escaneado. Se precisar, me diga seu endereco que mando via correio normal para voce.!

Ps Voce vai fazer igual a viagem ao mundo em 80 dias !. Nao se esqueca que o personagem
chegou 1 dia antes da data estimada por ter atravessado a linha internacional de data em direcao ao leste. Toma cuidado com isso, pois voce pode acabar chegando antes do que esperava no Brasil !.

Marcelo Takigawa

Sergio Mahoe disse...

From: takigawa@hotmail.com
To: snmahoe@hotmail.com
Subject: Canal do Panama -- um grande Pedagio -- Tem que pagar !
Date: Mon, 20 Aug 2007 04:39:37 +0900
Sergio,

Mais informacao: Canal do Panama - Um gigantesco Pedagio !!
Sobre sua seguranca, Guarda Nacional Panamenha, na travessia do Canal do Panama segue abaixo do artigo do Pedagio.

Seria interessante, na minha
opniao, saber mais sobre os procedimentos na hora do 'Acerto' quando atravessar o canal. Ainda nao consegui descobrir se tem que pagar em 'cash' - dinheiro ou pode ser com cartao de credito. Para sua viagem ser concluida sem susto
nenhum. Voce nao tem nehum amigo que e capitao de um navio cargeiro ou conhcece alguem na marinha mercante ?

Estou vendo se acho alguma coisa sobre a Autoridade do Canal do Panama se acho alguma coisa.ok !?

Grande Abraco !
Marcelo

Anônimo disse...

Grande Camarada ! Estamos todos torcendo pelo Sucesso Do nosso Grande
Amigo Mahoe!!!! Torcendo, Colaborando, Orientando.... Enfim Fazendo de tudo para que um feito INEDITO se concretize tal como Colombo, Vespucio, Charles Lindenberg, Neil Amstrong e agora nosso Grande Amigo SERGIO MAHOE... !!!!!!! Grandes Abracos !!!!

Anônimo disse...

Blz Marcelo. Não esperava uma resposta tão rápida! Desculpe-me o modo de falar mas do“nada e de repente” você apareceu e tem me ajudado bastante com valiosas informações.

Fico muito agradecido pela atenção dispensada! ! Ainda não nos conhecemos pessoalmente mas acredito que logo logo pintará esta oportunidade...

Ahhhh! Pode tratar de procurar nomes de dekasseguis heróis “como você” para fazer comparações comigo ao invés desses homens que você menciona aí heim! rs

Eu acho... ou melhor, tenho a certeza, o que pretendo fazer está bem longe do trabalho já realizado por eles... pega leve ai cara! kkkkkkkkkkkk

valeu cara! Materemos contatos aqui por enquanto! Um forte abraço!
Mahoe

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk... pega leve ai que esse cara parece que e doidao... vai querer ir na garupa do Sergio

Anônimo disse...

Grande Mahoe !

Em Relacao ao pdf das ilhas Aleutas no Alaska, ainda o tenho em maos e tambem em papel algumas das paginas do manual de sobrevivencia. Enfatizo a extrema importancia de voce verificar onde estao os pontos de reabastecimento na travessia das ilhas Aleutas. Outro, a localizacao em
latitude e longitude de cada ilha principal por onde pretende passar. Isso porque se por ventura uma corrente marinha superficial deslocar voce da sua trajetoria, um localizador GPS,constantemente monitorado, pode detectar essa mudanca e voce pode corrigir sua rota. Desvios de rota em mar aberto e com distancias grandes entre pontos de abastecimento de combustivel pode colocar a sua travessia em dificuldades. Por isso sugeri que levasse alguns galoes de combustivel de reserva.....
Um mapa mais detalhado que pode
ser achado das Ilhas Aleutas em uma grande livraria pode ajuda-lo a ver as coordenadas de cada localidade. Cuidado com bancos de corais e recifes. Esse local e cheio desses obstaculos..... Ate existe um mapa que mostra os locais de coleta de desses recursos.... voce pode acabar encalhando ou com um rasgo no jet....Mas com ATENCAO e CUIDADO acredito que voce nao bate em nenhum. Voce deve levar calcado proprio para poder andar sobre corais e recifes se for necessario passar por algum. Muitos
navegadores, tomam muito cuidado com esses detalhes que evitaram muitos e muitos acidentes.

Um grande Abraco

Marcelo Takigawa

ps. Desculpe pela demora as vezes, mas estou tambem trabalhando em muitos outros projetos.... Muito interessantes. Um deles e que estou
escrevendo uma apostila, aos poucos, de programacao para um amigo que quer que o ensine a programar um computador. E mais outros tambem relacionados a computadores.....

Anônimo disse...

Mahoe, mandei a URL com os nomes e as posicoes das ilhas aleutas para seu E-mail.
Abracos,

Marcelo Takigawa

Anônimo disse...

A Jornada Centenaria, cresceu e amadureceu e esta prestes a nascer e consagrar vitoriosa com a sua chegada
em Santos no Brasil. Nao somente palavras de encorajamento, esperancas e Boa Viagem, mas uma aventura INEDITA por um meio tao instavel que sao nossos oceanos, merece atencao em
todos os detalhes, em todos os trajetos. Mas, com a CORAGEM, DETERMINACAO, PACIENCIA E ACIMA DE TUDO EXPERIENCIA Nosso amigo e companheiro Brasileiro, Mahoe Triunfara.....Como outro grande brasileiro: Almyr Klink.

Anônimo disse...

The Aleutian Islands (possibly from Chukchi aliat, "island") are a chain of more than 300 small volcanic islands forming an island arc in the Northern Pacific Ocean, occupying an area of 6,821 sq mi (17,666 km²) and extending about 1,200 mi (1,900 km) westward from the Alaska Peninsula toward the Kamchatka Peninsula. Crossing longitude 180°, they are the westernmost part of the United States.

-traducao:
As Ilhas Aleutas (possivelmente fom Chukchi aliat,"Ilha"), sao uma cadeia de mais de 300 pequenas ilhas vulcanicas formando um arco do Oceno Pacifico Norte,
ocupando uma area de 6.821 milhas quadradas (17.666 km^2) e extendo por aproximadamente 1200 milhas (1900 km) a oeste da peninsula do Alaska ate a peninsula de Kamchatka. Cruzando a longitude de 180 graus, elas sao a parte mais oeste dos Estados Unidos.


da Russia ate Adak e um pouco longe. Se os mapas do US Geological Survey e as escalas dos mapas estao corretas, tem muito mais de 300 milhas da Russia ate Adak.

Abracos

Marcelo Takigawa

Anônimo disse...

Conferido !!!!!
Segundo o mapa e as escalas do mapa que acabei de baixar do US Geological Survey,"nationalatlas.gov"
de Attu para Adak, conforme escala, em linha reta tem mais ou menos 400 milhas de distancia, (claro, voce nao vai seguir uma trajetoria em linha reta em mar aberto, vai ?). e de Adak para Unalaska tem outras mais ou menos 400 milhas.....). Seguir uma trajetoria em linha reta entre essas localidades em pleno mar aberto sem autonomia no jetski, acho loucura...Muito perigoso. Seguir aproximadamente o arco das ilhas e mais aconselhavel. Pelo menos a sensacao de poder alcancar terra firme quando necessario e muito bom. ps: apesar de que voce ja deve saber, levar consigo uma latinha pequena de repelente de insetos......Pode precisar....
de insetos para distancias: Como voce deve saber, 1 milha e 1.61 kilometros ou seja 200 milhas sao 321.87 kilometros e 400 milhas naturalmente o dobro: 643.74 kilometros. Muito obvio que ultrapassa a autonomia prevista de 300 quilometros do tanque do jetski. O Jet tem tanque reserva?.
Todo Material esta aqui comigo guardado. Voce mesmo pode conferir em qualquer mapa do Alaska as distancias que mencionei...

Saudacoes ....

Anônimo disse...

Para quem nao sabe, se ter uma ideia de que sao 400 milhas, 643 quilometros, e a distancia de uma cidade do interior de Sao Paulo (extremo Oeste Paulista) ate a capital....

Anônimo disse...

Mahoe no YouTube !!!!!!

Cobertura pela Imprensa !!!!!

Mahoe youtube parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=sdYfmOt1V5s
Mahoe youtube parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=rJA7F2X5zf8


Grande Viagem !!!

digita: jornada centernaria no google que sai os resultado no Youtube !!! Vale a pena conferir !!!

Anônimo disse...

Grande Mahoe..... Como estao os preparativos do JetSki?!?!?! Espero que tudo bem... Estive estudando as ilhas aleutas com mais atencao... no Lado Russo, Tem uma ilha. O nome dessa ilha e Bering. Essa, das duas antes de Attu e a unica que tem uma comunidade permante de aprx. 750 habitantes. Depois ate Attu tudo e inabitado ou nao possui residentes permanentes. O nome dessa comunidade e a vila de: Nikolskoye na parte noroeste da ilha. Depois sao mais de 300 MILHAS de agua e ILHAS DESABITADAS ate Attu. A atravessia das Ilhas aleutas desafia principalmente das distancias envolvidas no trajeto. Uma das ideias que tive, seria(gasolina e menos densa que a agua, portanto, flutua ok?!?!). Bom
sendo assim, e possivel voces dois rebocar um tanque de plastico numa balsa improvisada puxada por dois cabos de aco que poderiam ser colocadas em um "aro" soldado atras na estrutura do JetSki antes de voce sair aqui do Japao. Alem do tanque voces teriam que levar combustivel extra nessa balsa para voces dois para mais 200 km. A penalidade, obviamente, e velocidade. Porem, a pequena balsa, torna viavel a travessia nesse trajeto. Depois de Adak, ate Unalaska, tem varias outras ilhas inabitadas, mas de Adak ate Unalaska tem Atka(habitado) e
Umnak(base militar). Desse modo sua travessia ate Unalaska fica sem
grandes preocupacoes. Acredito que voces depois de unalask poderao descartar a balsa e o tanque extra de combustivel. Nao fica tao pesado, porque como enfatizo, gasolina e mais leve que a agua. portanto flutua. pensando bem, um bote inflavel com fundo reforcado de madeira, para nao raspar acidentalmente contra um recife, suficientemente grande para levar os galoes extras de combustivel na travessia. de Adak para Unalaska outro pequeno perigo: NEBLINA. E UMA AREA SUJEITA A MUITA NEBLINA. E CHUVA. CHOVE DE 200 A 270 DIAS POR ANO NAQUELA REGIAO. SEr atento a recifes e bancos de corais na area..... ps.se for optar em fazer uma balsa com um ou mais tanques ou galoes de combustivel extra, amarrar bem para o mar se ficar revolto nao tombar e deixar espalhar o combustivel. SE puder amarre um ou mais bastoes de madeira com uma boia ou uma camara de pneu em cada extremidade. Coloca
prende bem na balsa/bote igual a um catamara (sabe, nao sabe??), isso ajuda aumentar a estabilidade do sistema. ...
ilha Bering: 55°0′0″N,166°15′0″ E
Decimal 55°, 166.25°E

Depois de adak e Atka:
atka: 52°07′00″N,174°30′0″W
Decimal 52.116667°N,-174.5°W

Abracos.....

ps. Tenho todo material separado.....

Anônimo disse...

Com esse combustivel extra, a atravessia das ilhas fica com menos problemas.....

Abracos

Anônimo disse...

Caro Mahoe,

Aqui esta o trecho do livro “ Habilidades de sobrevivencia em caso de Guerra Nuclear”, Claro que algumas habilidades mencionadas e como estocar agua por periodos de anos nao vem ao caso. Mas o basico de como purificar agua em uma emergencia, agora voce ja sabe como. Como ja mencionei, voce deve levar agua potavel para beber e poder fazer comida..... Voce ja deve ter feito o mesmo na sua primeira aventura nao?... Essas habilidades, e claro nao devem ser utilizadas a nao ser em caso de uma emergencia mesmo. Em condicoes normais deve, obvio, voce procurar fontes seguras de agua potavel. Quanto ao Jet-ski, continuo pensativo sobre a sua travessia no arco das ilhas aleutas....como estao as modificacoes no tanque do jet-ski ?????.
Depois, acredito, da travessia, em relacao a combustivel, acredito que nao havera maiores complicacoes. Como foi da ultima vez, voce ja deve estar sabendo que deve manter controle da onde estara o proximo “posto de gasolina”

Nota: 1 quart = 0.946 litros (946 ml) (em termos mais praticos equivalente a 1 litro de agua)
1 gallon = 3.79 litros (3 litros e 790 ml)
10 gallon = 37.9 litros (37 litros e 900ml , dez vezes mais , isso e obvio).
1 inch = 2.54 centimetros
1/4 inch = 6.56 milimetros...


Abracos e Saudacoes,

Marcelo Takigawa

Trecho do livro (segue traducao).
Caro Mahoe,

Aqui esta o trecho do livro “ Habilidades de sobrevivencia em caso de Guerra Nuclear”, Claro que algumas habilidades mencionadas e como estocar agua por periodos de anos nao vem ao caso. Mas o basico de como purificar agua em uma emergencia, agora voce ja sabe como. Como ja mencionei, voce deve levar agua potavel para beber e poder fazer comida..... Voce ja deve ter feito o mesmo na sua primeira aventura nao?... Essas habilidades, e claro nao devem ser utilizadas a nao ser em caso de uma emergencia mesmo. Em condicoes normais deve, obvio, voce procurar fontes seguras de agua potavel. Quanto ao Jet-ski, continuo pensativo sobre a sua travessia no arco das ilhas aleutas....como estao as modificacoes no tanque do jet-ski ?????.
Depois, acredito, da travessia, em relacao a combustivel, acredito que nao havera maiores complicacoes. Como foi da ultima vez, voce ja deve estar sabendo que deve manter controle da onde estara o proximo “posto de gasolina”

Nota: 1 quart = 0.946 litros (946 ml) (em termos mais praticos equivalente a 1 litro de agua)
1 gallon = 3.79 litros (3 litros e 790 ml)
10 gallon = 37.9 litros (37 litros e 900ml , dez vezes mais , isso e obvio).
1 inch = 2.54 centimetros
1/4 inch = 6.56 milimetros...


Abracos e Saudacoes,

Marcelo Takigawa

Trecho do livro (segue traducao).

DESINFECTING WATER
…”For long storage, it is best to disinfect all water, since even a few organisms may multiply rapidly and give stored water a bad taste or odor. Properly disinfected water remains safe for many years if stored in thick plastic or glass containers sealed airtight. For multi-year storage do not use thin plastic containers, such as milkjugs, which in time often develop leaks.

Book page: 71

Any household bleach solution, such as Clorox, that contains sodium hypochlorite as its only active ingredient may be use as a source of chlorine for disinfecting. The amount of sodium hypochlorite, usually 5.25%, is printed on the label. (In recent years, perhaps as precautions against drinking undiluted chlorine bleach solution, some household bleach containers show a warning such as “Not for personal Use”. This warning can be safely if the label states that the bleach contains only sodium hypochlorite as its active ingredient, and if only the small quantities specified in these and other instructions are used to disinfect water.) Add 1 scant teaspoonful to each 10 gallons of clear water, and stir. Add 2 scant teaspoonfuls if the water is muddy or colored. Wait at least 30 minutes before drinking, to allow enough time for the chlorine to kill all the microorganisms.(24) Properly disinfected water should have a slight chlorine odor.

To disinfect small quantities of water, put 2 drops of household bleach containing 5.25% sodium hypochlorite in each quart of Clearwater. Use 4 drops if the water is muddy or colored. If a dropper is not available, use a spoon and a square-ended strip of paper or thin cloth about 1/4 inch wide by 2 inches long. Put the strip in the spoon with an end hanging down about 2 inch beyond the end of the spoon. Then when bleach is placed in the spoon and the spoon is carefully tipped, drops the size of those from a medicine dropper will drip off the end of the strip.

As a second choice, 2% tincture of iodine can be used. Add 5 drops to each quarter of clear water, and let stand 30 minutes. If The water is cloudy, add 10 drops to each quart. Commercial water purification tablets should be used as directed.

If neither safe water nor chemicals for disinfecting it are available during a crisis, store plenty of the best water at hand even muddy river water. Most mud settles to the bottom in a few days; even in a crowded shelter ways often could be found to boil water. Bringing water to a boil for one minute kills all types of disease-causing bacteria. Boiling for 10 to 20 minutes is required to kill some rarer infective organisms. “

Traducao:

“Desinfetando agua”{

“..Para estoque por muito tempo, e melhor desinfetar toda a agua, desde que mesmo poucos microorganismos podem se multiplicar rapidamente e dar a agua mau odor e sabor. Agua propriamente desinfetada permanece segura por muitos anos se estocada em recipientes de plastico ou vidro selados e lacrados. Para estoque durante muitos anos, nao use recipientes de plastico fino, tais como vasilhame plastico de leite, que com o tempo desenvolvem vazamentos e furos.

“livro, pagina 71”


Qualquer solucao de clareamento caseiro, como “Clorox”, que contem sodio hipoclorito como unico ingrediente ativo pode ser usado como fonte de cloro para desinfetamento. A quantidade de sodio hipoclorito, usualmente 5.25%, e impresso na etiqueta da garrafa. (Em anos recentes, talvez como uma precaucao contra ingestao de de solucao de clareamento clorino sem diluicao, algumas garrafas contem um aviso como: “Inaprorpriado para uso pessoal.) ESSE AVISO PODE SER SEGURAMENTE IGNORADO SE A ETIQUETA MOSTRA QUE AQUELE CLAREADOR SOMENTE CONTEM SODIO HIPOCLORITO COMO SEU UNICO INGREDIENTE, E SE APENAS PEQUENAS QUANTIDADES SAO USADAS PARA DESINFETAR AGUA.) Adicione uma colher de cha rasa para cada 10 galoes(37 litros e 900 ml aprox.) de agua limpa (limpida), e mexa. Adicione 2 colheres rasas de cha se a agua estiver com cor ou um pouco barrenta. Espere pelo menos 30 MINUTOS antes de beber, para permitir tempo suficiente para o cloro matar todos os microorganismos. Agua propriamente desinfetada deve ter um odor clorino fraco.

Para desinfetar pequenas quantidades de agua, coloque 2 gotas de solucao de clareamento contendo 5.25% de sodio hipoclorito em cada quarto (946 ml ou 1 litro aprox.) de agua limpida (sem cor). Use 4 gotas se a agua estiver com cor ou um pouco barrenta.( nota da traducao: Aguarde antes de beber para dar tempo para matar todos os microorganismos). Se um conta-gotas nao esta disponivel, use uma colher e uma tira de papel ou pano com ponta quadrada com mais ou menos 1/4 de polegada (6.56 milimetros ou 6 milimetros aprox.) de largura por 2 polegadas (5 centimetros aprox.), de comprimento. Coloque a tira na colher com uma das pontas penduradas para baixo com aproximadamente 2 polegadas (mais ou menos 5 centimetros, so a pontinha), da ponta da colher. Entao quando a solucao de clareamento e colocada na colher e a colher e cuidadosamente virada, gotas com o tamanho de uma conta-gotas medicinal, cairao da ponta da tira.

Como segunda opcao, 2% de tintura de iodo pode ser usada. Adicione 5 gotas para cada quarto (946 ml ou 1 litro aprox.), de agua, e aguarde por 30 MINUTOS. Se a agua estiver esbranquicada. Adicione 10 gotas para cada quarto (946 ml ou 1 litro aprox.). Tabletes de puriricacao de agua comerciais devem ser utilizadas confome manual de instrucoes.

Se nem agua potavel (segura), ou agentes quimicos para desinfeccao nao puderem ser achados durante uma crise, estoque bastante da melhor agua disponivel, ate mesmo agua barrenta de um rio. Muito da terra sedimenta em poucos dias; mesmo em abrigos lotados sempre se acha um jeito de ferver agua. Levando agua ao ponto de fervura mata todos os tipos de bacterias que provocam doencas. Fervendo por 10 a 20 minutos e requerido para matar alguns microorganismos infecciosos raros.
“.

Anônimo disse...

Antes que me esqueca... e seje tarde demais.... NAO SE ESQUECA SE NAO AINDA NAO O FEZ, TOME VACINAS, TETANO, BCG E ETC SE JA ESTIVEREM VENCIDAS..... E ou vao VENCER DURANTE A JORNADA... CONSULTE UM MEDICO DE CONFIANCA ....VARIOLA TAMBEM PODE SER IMPORTANTE.... Nao sei se voce lembrou disso na primeira aventura, mas como voce vai passar por muitos lugares diferentes eh importante a imunizacao ........ BCG e TETANO nem se fala.... Estar preparado e muito importante..... nesses casos....

Abraco....

Marcelo Takigawa